A Empresa
A AMBIENTAL MATA ATLÂNTICA: TREINAMENTO E CONSULTORIA
A MEDEIROS AMBIENTAL CONSULTORIA LTDA, denominada comercialmente como AMBIENTAL MATA ATLÂNTICA: TREINAMENTO E CONSULTORIA foi criada para oferecer apoio técnico a programas governamentais e não governamentais, tanto na área de treinamento como através de consultoria.
Além das Consultorias, ela pretende, entre outras ações, dar a qualificação técnica necessária para que o participante de seus cursos possa efetuar com sucesso a coleta de sementes florestais, especialmente em árvores matrizes de elevado porte, seja qual for o tamanho, circunferência ou formato do tronco.
Nesse sentido, a AMBIENTAL MATA ATLÂNTICA: TREINAMENTO E CONSULTORIA atuou em parceria com importantes Instituições, inclusive internacionais, destacando-se a Fundación Moisés Bertoni (Paraguai) e Itaipú Binacional, trabalhando com sucesso no desenvolvimento de suas ações, entre elas, os treinamentos de capacitação em coleta de sementes florestais nativas da Mata Atlântica, com destaque para as técnicas modernas, adequadas e seguras de escalada e rapel.
Cabe destacar o Contrato celebrado em 2024 com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão subsidiário das Nações Unidas estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, conforme TERMO DE REFERÊNCIA PROJETO – BRA/13/008-S244 coordenado pela Fundação ABC, ligada ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) e a MEDEIROS AMBIENTAL CONSULTORIA LTDA, para capacitar a equipe da Direction Générale des Forêts (DGF) na Tunísia, norte da África, na coleta de sementes de eucalipto, com ênfase nas técnicas de escalada por cordas e pelo tronco, em árvores de porte elevado. Também igualmente importantes, os Contrato de treinamento estabelecidos com o Instituto Terra, Aimorés-MG.
Desde 2000, à época da parceria Rede Semente Sul – Embrapa Florestas, foram realizados muitos cursos de treinamento em coleta de sementes florestais, com o objetivo principal de atender à legislação brasileira, em especial ao Art. 149-III do Decreto Nº 5.153, de 23 de julho de 2004, sempre buscando o aprimoramento e a elevação da qualidade de seus serviços e produtos.
Objetivos
O objetivo fim da AMBIENTAL MATA ATLÂNTICA: TREINAMENTO E CONSULTORIA é contribuir para que ocorra a transformação positiva de ecossistemas antes degradados em florestas autossustentadas, com a reintrodução de espécies arbóreas outrora existentes na região.
Atuação
A AMBIENTAL MATA ATLÂNTICA: TREINAMENTO E CONSULTORIA atua em todos os segmentos envolvidos na restauração de florestas nativas, desde a formação de coletores de sementes para trabalharem em árvores de porte elevado, empregando as técnicas adequadas e seguras de escalada e rapel, até o planejamento de Bancos de Sementes.
Objetivos da AMBIENTAL MATA ATLÂNTICA: TREINAMENTO E CONSULTORIA
a) Promover, estimular e apoiar ações de treinamento e trabalhos de consultoria em defesa, valorização, conservação e preservação do patrimônio genético florestal e dos bens e valores culturais da Mata Atlântica e ecossistemas associados;
b) Realizar, incentivar ou divulgar pesquisas e estudos sobre preservação, conservação, uso e manejo sustentável dos recursos genéticos florestais da Mata Atlântica e ecossistemas associados;
c) Editar, apoiar e incentivar a publicação de revistas, informativos, jornais, audiovisuais, vídeos, DVD’s e outras formas de publicação, sobre assuntos relativos ao uso, conservação e defesa dos recursos florestais e saberes associados a estes;
d) Promover cursos, seminários, workshops, dias de campo, palestras e outras formas de ensino, junto às comunidades, escolas, empresas, órgãos públicos ou outras organizações da sociedade, para socializar e disseminar conhecimentos e saberes sobre conservação, produção, uso e manejo de sementes de espécies florestais nativas e exóticas.
Para alcançar os seus objetivos, a AMBIENTAL MATA ATLÂNTICA:TREINAMENTO E CONSULTORIA poderá realizar, entre outras, as seguintes ações e atividades:
a) Divulgação e difusão de informações relativas à preservação, conservação, recuperação e manejo sustentável dos recursos naturais e do meio ambiente, através de meios físicos e virtuais disponíveis;
b) Realização e participação em congressos, conferências, seminários, workshops, cursos, palestras, dias de campo, caminhadas, visitas, campanhas e exposições, sobre a preservação, conservação, recuperação e manejo sustentável dos recursos naturais e do meio ambiente;
c) Realização de atividades práticas e de campo, relativas à recuperação de áreas cujos ecossistemas estejam degradados, manejo florestal sustentável, coleta de sementes e produção de mudas de espécies da flora nativa e espécies exóticas;
d) Realização de intercâmbios e parcerias com organizações ambientalistas ou similares, do Brasil ou do exterior;
e) Realização de parcerias e intercâmbios com poderes públicos federais, estaduais, municipais e instituições de ensino, pesquisa ou extensão, empresas privadas, visando alcançar os seus objetivos;
f) Realização de vistorias, elaboração de relatórios, laudos técnicos ou estudos científicos, prestação de serviços, com a finalidade de apoiar as ações a serem desenvolvidos pela AMBIENTAL MATA ATLÂNTICA: TREINAMENTO E CONSULTORIA;
g) Adoção de todas as demais ações e atividades necessárias à consecução dos objetivos aqui previstos.
h) Promoção de estudos e pesquisas sobre métodos de manejo e cultivo de sementes e plantas da Mata Atlântica, contribuindo para a geração de conhecimentos, capital social e a conservação/recuperação ambiental.
Serviços e Produtos
Contribuir com treinamento e consultoria em assuntos relacionados à restauração da Mata Atlântica em áreas de sua primitiva ocorrência natural. Com destaque especial, para que sejam coletadas, armazenadas e distribuídas sementes de espécies ameaçadas de extinção, espécies arbóreas de uso medicinal e espécies importantes em projetos de recuperação de áreas cujos ecossistemas estejam degradados na Mata Atlântica (Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista e Florestas Estacionais).
Nossos Profissionais
Contamos com uma equipe multidisciplinar, especializados em suas áreas para levar a excelência na aplicação do seu curso.

Antonio Carlos de Souza Medeiros
Diretor Responsável
Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), com pesquisas de Tese desenvolvidas no Royal Botanic Garden, Inglaterra com sementes de Myracrodruon urundeuva. Pós doutorado em Fisiologia de Sementes Florestais no National Center for Genetic Resources Preservation, em Fort Collins, estado do Colorado, Estados Unidos, com estudos sobre conservação de sementes ortodoxas e recalcitrantes a longo prazo. Foi pesquisador da EMBRAPA-Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária durante 30 anos, quando também foi Gerente de Produção do então Serviço de Produção de Sementes Básicas. Na Embrapa Florestas, criou e administrou o BANCO DE SEMENTES FLORESTAIS – BASEMFLOR, seu conjunto de câmaras de secagem e conservação e o Laboratório de Análise de Sementes até 2008, quando se aposentou. Foi membro da Rede Semente Sul, de onde ocupou a Presidência. Atua como Avaliador de trabalhos científicos para a Revista Florestal Brasileira (Brazilian Journal of Forestry Research), EMBRAPA FLORESTAS e Revista Ciência Florestal, Universidade Federal de Santa Maria.

Adriano Constantino de Almeida
Instrutor
Empresário, CEO da empresa Mundo Vertical Trabalho em Altura Ltda-EPP e profissional da área há mais de 22 anos. Atua em diversos seguimentos no trabalho de segurança, execução e treinamento para realização de atividades envolvendo altura e espaço confinado. Tem larga experiência com treinamento para execução segura de Atividades Florestais, Industriais e Edificações todas relacionadas a altura. Técnico Vertical atuando nas áreas industrial, predial, eólica e florestal, com amplo conhecimento e domínio das técnicas seguras de escalada. Considerado excelente instrutor, vem colaborando com a Ambiental Mata Atlântica desde 2017, tendo nesse período, ensinado as técnicas apropriadas de escalada segura em árvores de grande porte, seja com as técnicas de subida pelo tronco, independentemente do formato e circunferência deste, bem como por métodos de ascensão aos galhos por cordas.
Entre os certificados mais importantes nessa área, que o habilitam a instruir pessoas interessadas em escalada e resgate, estão:
– CURSO BÁSICO DE RESGATE EM MONTANHA – Resgate em Montanha – COSMO CORPO DE SOCORRO EM MONTANHA, Curitiba-PR – 1997
– AUTO RESGATE ESCALADA – MARUMBY MONTANHISMO, Curitiba-PR – 2001
– ACESSO POR CORDA NÍVEL AC-N2 – Trabalhos com acesso por corda – ABENDI-São Paulo-SP – 2010
– INSTRUTOR NO CURSO, ministrando a aula ”Técnicas de escalada e descida em árvores altas” UTFPR – Campus de Dois Vizinhos, Dois Vizinhos-PR – 2014
– INSTRUTOR NO “CURSO DE FORMAÇÃO DE COLETORES DE SEMENTES FLORESTAIS NATIVAS”, Escalada em árvores altas – Ambiental Mata Atlântica, Curitiba-PR – 2017.
Além de suas habilidades de escalada, com aprovação e conhecimento da NR-35 para trabalho nessa área. Adriano tem como característica grande dinamismo e bom relacionamento interpessoal no trabalho em equipe. Possui capacidade de liderança e tomada de decisões assertivas, que exijam inteligência emocional para lidar com os desafios diários.

Maurício Wanderley
Instrutor
De 2005 a 2008 foi Instrutor de treinamento com progressão por cordas, resgate simples, resgate com maca, instalação de ancoragens e trabalho em altura da construção civil e indústria. Técnico em Segurança no Trabalho, formado pelo SENAI- Curitiba-PR, em 2008. Em 2009 participou do Curso de qualificação: PHTLS Pre Hospital Trauma Life Support certificado pela American Heart
Association 20h. De 2011 a 2016 atuou como Técnico em Segurança do Trabalho da SOSSul Resgate, Curitiba. Técnico de equipamentos de resgate de resposta à emergências para Bombeiros. Instrutor de atividades de resgate Terrestre, Altura, Veiculares, Aquáticos, Busca Resgate e Estruturas Colapsadas para bombeiros. Proferiu em abril último no Curso recentemente realizado pela Ambiental Mata Atlântica no Centro de Diagnóstico e Pesquisa Florestal – CEFLOR, a aula teórica sobre “A escalada em árvores altas: Normas (NBR-35, NBR-16246-2; NBR-16246-3 e NBR-15-595), conceitos, inspeção visual da árvore, a análise de riscos” e as aulas práticas sobre os métodos adequados de escalada; apresentação, funcionamento e manuseio de equipamentos e acessórios necessários para a escalada segura e bem-sucedida em árvores de diferentes alturas e formatos de tronco; uso do cinto e equipamentos; prática de nós, laços e ancoragem, incluindo uma demonstração das duas técnicas de escalada e descida em árvores. Orientou pessoalmente (capacete amarelo) os alunos da turma, no adequado manuseio e prática de escalada por cordas.
Missão
Contribuir para a reversão dessa degradação, bem como o resgate do balanço ecológico em favor da sociedade e da natureza.
Excelência
Visa oferecer o mais elevado nível de qualidade em suas atividades de treinamento e capacitação e na prestação dos serviços de treinamento e consultoria.
Efetividade
Buscar sempre a efetividade em suas atividades de treinamento, capacitação e na prestação dos serviços de consultoria em coleta de sementes e restauração ecossistêmica.
Comprometimento
Com a conservação ou restauração das áreas cujos ecossistemas estejam degradados, principalmente no domínio da Mata Atlântica (Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista e Florestas estacionais).
Ética
Respeitar os valores morais em todas as ações em que a AMBIENTAL MATA ATLÂNTICA: TREINAMENTO E CONSULTORIA esteja envolvida.