- Coleta de pinhas cuidadosamente selecionadas, a fim de que seus pinhões não se misturem com os pinhões de outras pinhas ou de outras árvores;
- Execução da poda apical, a fim de que brote na matriz o material que será coletado;
- Coleta de brotações, de onde será retirada a parte a ser enxertada no “cavalo”.
EM FASE DE PLANEJAMENTO
CURSO:
COLETA DE PINHAS SELECIONADAS, PODA APICAL E COLETA DE BROTAÇÕES DE ARAUCÁRIA PARA A PRODUÇÃO MUDAS DE PINHÃO PRECOCE.
Curso Intensivo de 40 horas com Certificado
O curso completo sobre COLETA DE PINHAS SELECIONADAS, PODA APICAL E COLETA DE BROTAÇÕES DE ARAUCÁRIA PARA A PRODUÇÃO DE PINHÃO PRECOCE surge como atividade imprescindível para profissionais que pretendem produzir ou que já estejam produzindo as mudas de pinhão precoce, além de se inserir na área de prestação de serviço de escalada, com a segurança necessária que a atividade requer. Para a produção das mudas, verifica-se a necessidade de executar a escalada nas árvores matrizes em três momentos:
- Coleta de pinhas cuidadosamente selecionadas, a fim de que seus pinhões não se misturem com os pinhões de outras pinhas ou de outras árvores;
- Execução da poda apical, a fim de que brote na matriz o material que será coletado;
- Coleta de brotações, de onde será retirada a parte a ser enxertada no “cavalo”.
JUSTIFICATIVA TÉCNICA:
Algumas técnicas de escalada em araucárias podem também ser empregadas, mas não são recomendadas. Uma delas é a escalada com esporas. A grande desvantagem desse método relaciona-se aos danos causados ao tronco da árvore matriz escalada, principalmente aquelas mais finas, quando são necessárias subidas subsequentes. Os furos na casca podem ser a porta de entrada de insetos e patógenos, o que é capaz de comprometer a fitossanidade, a futura produção de sementes da árvore matriz e mesmo levar a árvore à morte. Acrescenta-se ainda à essa técnica, a frequência de sérios acidentes, nos quais o próprio escalador se crava com as esporas durante a movimentação pelo tronco, promovendo ferimentos graves na lateral da perna.
Neste contexto, há notícia de acidente com morte do escalador. Ademais, o empregador fica responsabilizado por indenizações ao acidentado ou à família do mesmo.
OBJETIVOS: – Capacitar, de forma teórica e prática, interessados na área de produção de mudas de araucária via enxertia para produção precoce de pinhão.
– Capacitar, com orientação personalizada, as técnicas mais rápidas, eficientes e SEGURAS de escalada das árvores matrizes de araucária, com vistas coleta de pinhas selecionadas, poda apical e coleta de brotações de araucária para a produção de pinhão precoce.
PÚBLICO:
Profissionais ligados ao setor florestal, com enfoque em estudantes, viveiristas, produtores, técnicos de cooperativas, prefeituras, empresas de assistência técnica, empresas privadas, profissionais liberais, prestadores de serviço e demais pessoas interessadas pelo tema.
DISCIPLINAS ADOTADAS NO TREINAMENTO:
– Aspectos gerais, a Araucária angustifolia e a seleção de árvores matrizes;
– Fisiologia básica das sementes de Araucaria angustifolia;
– A escalada em árvores altas: Normas (NBR-35, NBR-16246-2; NBR-16246-3 e NBR-15-595), conceitos, inspeção visual da árvore, a análise de riscos;
– Técnicas de escalada e descida por cordas em árvores altas (Demonstração);
– Método de escalada para a coleta de pinhas selecionadas, poda apical e coleta de brotações de araucária para a produção precoce de pinhão precoce-Demonstração.
– Técnicas de escalada e descida em árvores alta – Aula prática individual e personalizada.
– Treinamento individual acompanhado para a poda apical, coleta de sementes e obtenção das brotações pelos participantes.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
STELMACH , J. C. da S. ; BERRETA , M. dos S. R. .; PRINTES, R. C.; TAGLIARI, M. S. M. O resgate da conservação do pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia) pela produção precoce do pinhão: uma proposta baseada numa experiência de plantio de enxertia com a técnica de borbulhia em São Francisco de Paula, RS. Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 172–199, 2023. DOI: 10.22456/1982-0003.129932. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/129932. Acesso em: 9 jun. 2025.
WENDLING, I. Tecnologia de enxertia de Araucaria angustifolia para produção precoce de pinhões, com plantas de porte reduzido. Colombo: Embrapa Florestas, 2015. 8 p. (Embrapa Florestas. Comunicado técnico, 351). Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/125311/1/CT-351-Ivar.pdf
WENDLING, I. Produção de Pinheiros Precoces: Enxertia de Pinheiro do Paraná – Dr. Ivar Wendling – VRS PINHÃO
https://www.youtube.com/watch?v=eBlaAoX6rfM
ESTE CURSO:
Para maiores informações e reserva de vaga, os interessados no treinamento, podem entrar em contato com a Ambiental Mata Atlântica pelo WhatsApp 41 99228 5192 e se cadastrar para o Curso que será focado em aulas teóricas e em aulas práticas sobre a escalada técnica, rápida e segura para (1) poda de ponteiro, (2) obtenção das brotações e a (3) coleta de sementes de qualidade, necessárias à produção das mudas de pinhão precoce.
São fornecidos durante o Curso:
- Todos os equipamentos e acessórios de escalada para o treinamento;
- Corda para o treinamento de nós;
- Certificado;
- Brindes para sorteio
Número de vagas para o Curso: 16 VAGAS;